Como cuidar do seu Terrário

  1.  Coloque o terrário em um local que receba  luz solar indireta (4 horas de sol pela manhã é o suficiente).

    Se o terrário for de suculentas e estas estiverem menos viçosas, meio sem brilho, é sinal que estão precisando de sol.  O mesmo se estiverem estiolando (ficando “esticadas”, crescendo meio tortas e com grande espaçamento entre as folhas) – dê mais sol para elas!

  2. Lili (7) 11218459_911342815598318_950967070438722157_n

    Borrife o interior do terrário com a água na parede do vidro ou nos pedriscos, evite molhar as folhas. Regue o terrário somente quando o solo estiver completamente seco ao toque e com pouquíssima água (isso se for terrário de cactos ou suculentas).  Lembre-se, suculentas e cactos são plantas de deserto – por isso, gostam de terra seca. Então não se preocupe em deixar o solo úmido, porque elas não gostam e vão morrer. Se suas suculentas estiverem meio murchas, tipo desidratadas então precisam de água. Um pouquinho é suficiente para que fiquem hidratar por muitos dias.

    • Não regue até encharcar toda a terra. Lembre-se que o ambiente do terrário vai preservar a umidade por muitos dias.
    • Se você mora numa região de clima ameno, entre 15 e 25 graus, regue seu terrário a cada 15 dias. Se mora numa região mais quente, entre 25 e 35 graus, pode regar uma vez por semana. Lembre-se: Regue pouco.
    • Na dúvida, mantenha seu terrário com menos água. Se não se lembra quando foi a última vez que o regou, espere mais dois ou três dias – daí prossiga com a rega. No caso de suculentas, menos água é mais saúde!Para regar seu terrário, use uma seringa, um conta gotas, ou um recipiente de bico dosador (como aqueles para catchup). O importante é que você consiga controlar a quantidade de água para colocar bem pouca água.
  3. Um terrário pode durar meses e até anos se for bem cuidado. Por mais óbvio que pareça, lembre-se as plantas estão vivas e por isso elas irão crescer, se alastrar, perder folhas, etc. Então, de vez em quando, você precisará fazer uma limpeza em seu terrário. Corte fora as porções das plantas que estão muchas ou ressecadas, use sempre tesouras esterilizadas com álcool, pois, ferramentas de corte sujas podem contaminar as plantas com fungos e bactérias. Você pode podar a planta que começar a crescer para os lados e para o topo do terrário, use uma pinça para tirar as folhas secas e mortas   descartando os resíduos para fora do terrário.2015_19_Lillian 082
  4. Observe seu terrário regularmente para ver se há indícios de que as plantas estejam desenvolvendo infecções de mofo ou bolor. Se alguma planta morrer, tire-a o quanto antes. Por causa da umidade do terrário, as plantas mortas tornam-se excelente fonte de alimento para bolores e fungos. E eles poderão se espalhar rapidamente, causando a morte das plantas.Se você perceber mofo ou bolor na folhagem, remova a planta para manter o ambiente interno do terrário sadio.

    Observação:

    Se for um Terrário tropical úmido (aqueles que são fechados e com plantas tropicais, imitando uma mini floresta tropical,  você poderá verificar se ele está em equilíbrio, observando a umidade na parede do vidro. Se estiver com algumas gotículas ele está bom, não é preciso regar. Se estiver escorrendo água na parede do vidro, abra a tampa e deixe evaporar o excesso e depois feche novamente. Se estiver seco, borrife água. Quando o terrário estiver em perfeito equilíbrio, ele mesmo fará o ciclo da água, então poderá ficar meses sem ter que regar.Lili (10)

Um comentário em “Como cuidar do seu Terrário

Deixe um comentário